sábado, 18 de julho de 2009

Pitiríase rubra pilar

O que é?
Doença crônica que apresenta uma forma familiar que se inicia na infância, de causa genética, e uma forma que se manifesta no adulto, de causa desconhecida.
Manifestações clínicas
A doença é caracterizada pela formação de lesões avermelhadas e descamativas, que inicialmente são puntiformes, com disposição folicular (pontilhada, uma lesão em cada poro) e que, com a evolução, se juntam, formando placas.
Uma manifestação característica é a formação de pápulas ("bolinhas") endurecidas e ásperas no dorso dos dedos. Pode ocorrer também o espessamento da pele das palmas das mãos e plantas dos pés.
A doença evolui com períodos de melhoras e pioras e as lesões atingem couro cabeludo, face, tronco e os membros, podendo afetar todo o corpo. Na forma adulta, há uma tendência a ocorrer melhora das lesões com o passar dos anos, menos comum na forma familiar.
Tratamento
Os melhores resultados são obtidos com os medicamentos conhecidos como retinóides, por via oral, que exigem acompanhamento médico pois podem causar efeitos colaterais. As medicações de uso local apenas auxiliam o tratamento. Casos graves e resistentes podem necessitar de medicamentos utilizados em quimioterapia.

Um comentário: