sábado, 18 de julho de 2009

Intertrigo

O que é?
O intertrigo é uma alteração da pele que ocorre em áreas de dobras cutâneas, como axilas, virilhas e espaços entre os dedos, principalmente dos pés. A pele elimina água constantemente, de forma imperceptível, que evapora imediatamente, fenômeno conhecido como perspiração. Nestas regiões, o vapor d'água fica retido, umedecendo e amolecendo a pele.
A doença está relacionada com este fato. Além disso, as áreas de dobras, por estarem quase sempre cobertas por roupas, são mais úmidas, escuras e quentes, facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias nestes locais.
Alguns fatores podem favorecer o surgimento do intertrigo, como obesidade, diabetes, uso de roupas de tecido sintético e a sudorese excessiva. Nos pés, o uso de calçados fechados durante a maior parte do dia, principalmente os que aproximam os dedos, e de meias de tecido sintético, são os principais fatores desencadeantes do seu surgimento. Quando se localiza nos espaços entre os dedos dos pés, o intertrigo é popularmente conhecido como "frieira".
Manifestações clínicas
Na fase inicial, o intertrigo surge como de mancha avermelhada, úmida ou descamativa, geralmente acompanhada de coceira ou ardência. A pele torna-se esbranquiçada, amolecida e podem surgir fissuras (cortes), bastante dolorosas. Estas fissuras, facilitam o surgimento de uma complicação importante da doença, a erisipela, sendo muito frequente o achado de intertrigo em pacientes que apresentam a doença.
Quando a doença é provocada pelo fungo Candida albicans - intertrigo candidiásico - forma-se área avermelhada e úmida que se expande formando pontilhado "satélite" ao redor da área mais afetada. O quadro é, geralmente, acompanhado de muita coceira e as localizações mais frequentemente afetadas são a virilha e a região inframamária.
Tratamento
Para evitar o intertrigo, deve-se combater a obesidade, corrigir as alterações do diabetes e o excesso de suor. Preferir roupas folgadas e de algodão, principalmente as roupas de baixo. Evitar as roupas de tecidos sintéticos, principalmente nylon e poliester. Evitar permanecer com roupas molhadas por muito tempo.
Os calçados devem ser folgados, evitando-se os de bico fino, que comprimem os dedos, e as meias devem ser de algodão. Usar sapatos fechados o menor tempo possível. Sempre secar bem os pés após o banho. Pessoas que têm os dedos dos pés muito juntos, podem usar chumaços de algodão entre eles, enquanto estiverem calçados, para afastá-los e absorver a umidade.
O tratamento consiste em seguir as medidas acima, pois é fundamental acabar com os fatores predisponentes e manter a pele seca. Talcos antissépticos podem ser indicados, pois além de combater o crescimento de fungos e bactérias, ajudam a ressecar o local. De acordo com as infecções secundárias presentes, o uso de medicações anti-fúngicas e anti-bacterianas está indicado e deve ser prescrito pelo médico dermatologista após o correto diagnóstico da lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário