segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bronquiectasia

Bronquiectasia refere-se à dilatação e distorção irreversível dos brônquios em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede.
Fisiopatologia
Eventos principais: Infecção e/ou dificuldade de depuração mucociliar. Ciclo vicioso: evento inicial(infecção ou condição genética primária), que leva a um comprometimento da depuração mucociliar, que possibilita a permanência de secreção por mais tempo na via aéria, promovendo uma seleção natural das bactérias e maior lesão do endotélio ciliar, causando um processo inflamatório crônico, facilitando infecções recorrentes e o aparecimento de bronquiectasias.

Sintomas
Tosse produtiva persistente, com secreção muco-purulenta, em grande quantidade pela manhã; Pode ser intercalada por períodos de acentuação dos sintomas (purulência do escarro, dispnéia, sibilos, hemoptise), necessidade frequente de antibióticos. Febres (principalmente ao final do dia), falta de ar, manchas aroxadas nas mãos e rosto, suor excessivo à noite.

Diagnóstico
Além do diagnóstico clínico, é feito também o radiológico principalmente tomografias.
Tratamento
Objetivos: melhorar sintômas e reduzir a progressão da doença. Remover causa e tratar infecções com antibióticos adequados. Broncodilatadores podem se muito úteis. Fisioterapia respiratória, para potencializar a higienização da árvore brônquica para evitar infecções recorrentes.

Um comentário: