sábado, 18 de julho de 2009

Pediculose pubiana ("Chato")

O que é?
Parasitose conhecida há séculos, a pediculose do púbis é causada pelo Phthirus pubis, um piolho pubiano. Doença muito contagiosa, é transmitida através do contato sexual, mas pode ser veiculada por meio de vestuário, roupas de cama e toalhas contaminadas.
Manifestações clínicas
Os sintomas surgem de uma a duas semanas após a infestação ou em menor tempo, se o paciente já apresentou infestação prévia pelo piolho. Coceira intensa nos locais afetados é a principal queixa do paciente.
O piolho adulto e as lêndeas são encontrados agarrados aos pelos pubianos e também nas regiões pilosas do abdômen inferior, coxas e nádegas. O piolho pubiano é muito pequeno e, ao exame, o que se percebe são pequenos pontos pretos aderidos à base dos pelos, bem junto à pele.
Ocasionalmente, o piolho adulto pode ser encontrado nas axilas, pálpebras e supercílios. Lesões de urticária, bolhas e manchas azuladas podem ocorrer após as picadas dos piolhos.
Tratamento
O tratamento da pediculose pubiana consiste no uso de medicamentos específicos para o extermínio dos parasitas nas áreas afetadas, em duas aplicações, com intervalo de sete dias entre uma e outra. A aplicação deve incluir, além da região pubiana, as áreas pilosas próximas (coxas, abdomen, nádegas).
Existe também um tratamento com medicação via oral, sob a forma de comprimidos, que também deve ser repetido após uma semana. Em alguns casos, pode-se associar os tratamentos oral e local. O tratamento mais indicado para cada caso deve ser definido pelo dermatologista.

4 comentários:

  1. o meu marido tem chatos so que ele diz que nao teve relaçoes com ninguem, eu nao tenho so pode ter apanhado com outra pessoa, ou nao.
    ele pode ter apanhado sem que ninguem lhe tenha a pegado, esta dificil de acreditar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. qual os remedios qui eu posso usar para acabar com o chato??

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma amiga que eu quero trasar com ela, mais eu fiquei sabendo que ela tem chato.
    Se eu usar preservativo posso pega chato também?

    ResponderExcluir