sábado, 18 de julho de 2009

Herpes genital

O que é?
O herpes é uma infecção causada pelo vírus do herpes simples, do qual existem o tipo 1 e o tipo 2. Além da região genital, o vírus pode infectar o ânus, as nádegas, a parte superior das coxas, a boca, os lábios ou a face.
O vírus invade o organismo humano frequentemente através de um ferimento na pele ou pela mucosa da boca e da área genital. Uma vez dentro da célula, o vírus usa o material da célula do hospedeiro para se reproduzir. Neste processo, a célula é destruída. A destruição da célula é responsável pelos sinais e sintomas característicos do episódio de herpes. Periodicamente, o vírus pode sofrer reativação, provocando novamente os sintomas da doença.
Locais da Infecção
Nas mulheres, as áreas genitais mais comumente acometidas são a vulva e a entrada da vagina. O colo do útero também pode ser atingido. Nos homens, as áreas mais atingidas são a glande (cabeça do pênis), o prepúcio (pele que recobre a glande) e o corpo do pênis. Tanto homens como mulheres podem apresentar também lesões na região ao redor do ânus, nas nádegas e virilhas.
Infecção inicial
Em geral, os sintomas da infecção inicial são mais intensos do que os das reativações virais porque o organismo ainda não foi exposto ao vírus para desenvolver anticorpos. O episódio inicial pode durar mais de 20 dias e até ser acompanhado de sintomas gerais, como febre e aumento dos gânglios próximos à infecção (íngua), além das lesões típicas do herpes.
Na maioria das pessoas, os primeiros sinais da doença são observados entre 2 e 12 dias após a exposição ao vírus. Os sintomas podem começar com formigamento, coceira, queimação ou dor, seguidos do surgimento de uma mancha avermelhada e dolorosa. Em um dia ou dois, sobre a mancha, aparecem vesículas (pequenas bolhas) com líquido claro ou amarelo-esbranquiçado.
As bolhas rompem-se rapidamente deixando feridas dolorosas que evoluem para a cicatrização em cerca de 7 a 10 dias. Em alguns casos, as bolhas rompem-se tão rápido que nem chegam a ser notadas e são percebidas apenas as feridas.
As reativações
Uma vez no organismo, seguindo através de um nervo da área afetada, o vírus do herpes genital se instala num gânglio nervoso, próximo à coluna vertebral, onde permanece em estado latente. Após o surto inicial, a pessoa acometida pela doença pode desenvolver anticorpos que mantém a infecção inativa indefinidamente e nunca chegam a apresentar uma reativação.
Outras pessoas, em certos momentos, apresentam novos surtos da infecção, que representam uma reativação viral. Os sintomas das reativações são em geral mais brandos que os da infecção inicial. Também costumam apresentar sintomas de formigamento, ardência, coceira ou dor antes do surgimento das lesões, caracterizadas pela vermelhidão e pequenas bolhas que se rompem deixando as feridas que cicatrizarão em cerca de 7 a 10 dias.
Reativações frequentes acometem uma minoria de pessoas que podem apresentar até surtos a cada mês, o que traz um grande incômodo e transtorno.

8 comentários:

  1. boa noite, eu tenho 37 anos, e tenho uma ferida que sai as vezes nos labios da minha vagina mas ela sai de 6 em 6 meses e eu gostaria de saber se e herpes e gostaria de saber tambem se eu contamino um parceiro transado com ele, se eu posso ter contaminado ela se for herpes. obrigada pela atençao. Meu email carmem723@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi faz 1 semana q nasceu uma bolinha depois estourou e virou varias pekenas, nos peqenos labios,ta um pouco inchado imcomoda e doi um pouco,ta crescendo...
    meu namorado tva c uma ferida na lateral do lado direito da boca,uma ferida seca comu se fose um germe.
    sera q estamos com herpes?
    se n for o q pode ser?
    obg
    aguardo ansiossima a resp.
    pizinhacpr@hotmail.com
    priscila 20 anos

    ResponderExcluir
  4. oi, tenho Herpes , descobri ja faz mais de um ano, porem nao consgui controlor, tomei aciclovir, cheguei ate entrar em depressao, agora faco, varios exercicios p relaxar, porem sempre apos o sexo em alguns dias a herpes ataca, ou seja tenho varios surtos sequentes.
    o q devo fazer? qual medico procurar?
    ja fui em urologista, pscologo, terapeuta.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi! tenho Herpes, e gostária de saber se já q ele ataca tbm o colo do utero, pode deixar estéreo? Se não, ela pode ser passada para o neném durate a gavidez??!!
    me responda por favor
    E-mail: waleriacristina95@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. olá, boa noite.tive febre e uma infecção na garganta.Depois de tres dias tomando médicamento,fiquei boa..mas apareceu herpes em mim,eu nunca tive isso..retornei a médica ela me passou vitamina C,complexo B,aciclovir em comprimido e em pomada.Estou no 4ºperiodo de tratamento.Espero ficar boa,pois isso é muito ruim.

    ResponderExcluir
  8. Oi!Tive esta doença a pouco tempo, e ela pode voltar logo ou ela demora p/ voltar?

    ResponderExcluir