sábado, 18 de julho de 2009

Hemangiomas

que são?
Hemangiomas ou angiomas são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas. Os tipos mais comuns de hemangiomas são o infantil, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto.
Embora, em geral, os hemangiomas representem um problema unicamente estético, sangramento e compressão de estruturas podem representar um problema mais sério. É rara a transformação maligna de um hemangioma.
Manifestações clínicas
Os hemangiomas mais frequentes são os seguintes:
hemangioma infantil: podem estar presentes ao nascimento ou surgirem até o primeiro ano de vida. São mais comuns na face e no couro cabeludo, mas podem surgir em qualquer região do corpo, inclusive órgãos internos. Apesar de costumarem crescer de forma rápida, tendem a desaparecer espontaneamente antes da puberdade. Devido a esta característica, a conduta mais comum da maioria dos dermatologistas é o simples acompanhamento destas lesões. Alguns medicamentos podem estancar o crescimento e até fazer regredir estas lesões, tais como os corticóides sistêmicos e o imiquimod tópico. Entretanto, deve ser bem analisado se os riscos e efeitos colaterais destas drogas compensam seus possíveis benefícios.

angioma rubi: pequenas "bolinhas" vermelhas semelhantes a pedras de rubi que surgem principalmente no tronco de indivíduos de ascendência ibérica ao longo da idade adulta. Costumam proliferar mais rapidamente no verão e, eventualmente, regredir com o frio.
granuloma piogênico: tumores de cor vermelho vivo que sangram com facilidade e crescem rapidamente. Muitas vezes dolorosos, surgem principalmente nos cantos das unhas dos dedões em decorrência de unhas encravadas e uso de sapatos apertados. Embora produza alívio temporário, cortar os cantos das unhas ou remover estas, só agrava a situação. O ideal é cortar as unhas de forma reta, deixando as suas pontas sairem pelos cantos, por sobre a pele. Muitas vezes é necessário que procedimentos como cauterização química e colocação de "calços" sob as unhas sejam realizados por um dermatologista ou profissional indicado por este. Antibióticos tópicos ou sistêmicos podem ser utilizados em casos de infecção ou inflamação intensa. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia para canto de unha acompanhada de destruição da matriz da unha, de forma química ou cirúrgica.
mancha vinho do porto: como o nome diz, são manchas cores de vinho do porto ou salmão, localizadas com maior frequência na face. Apesar de não representarem um problema além da estética, se o paciente decidir que deseja removê-la, o laser costuma ser a melhor opção.

Tratamento
O tratamento de lesões pequenas é fácil, podendo ser utilizada a eletrocoagulação ou a excisão e sutura das lesões. Outro procedimento utilizado para o tratamento dos hemangiomas é a criocirurgia. É importante que o médico que esteja realizando o procedimento esteja atento ao sangramento e tenha a mão os equipamentos necessários para a contenção deste.
Hemangiomas maiores podem precisar de retalhos ou enxertos para sua correção. O uso de lasers é uma boa opção para lesões de difícil manejo, devendo-se sempre observar o custo, o número de sessões e a adequada aparelhagem.

7 comentários:

  1. meu filho tem um hemangioma no nariz do lado esquerdo ele cresceu depois do primeiro mes ele ja vai entra no 4 mes ta sendo acompanhado qual a melhor coisa a faser se nao fiser esse tratamento ele vai sumir de todo jeito ou ele deve faser o tratamento com corticoide ou a cirurgia

    ResponderExcluir
  2. minha prima de 3 meses nasceu com esta doença, minha tia esta muito chocada com tudo isso pois é um tratamento muito delicado nescessita de muita fé em DEUS.

    ResponderExcluir
  3. minha irmã esta com essas manchas vermelhas e esta indo para o couro cabeludo, é possivel que onde estejam essas manchas, o cabelo cair e talvez ate nao crescer mais?

    ResponderExcluir
  4. minha filha tem um hhemongioma na vagina onde ele caiu aquela pele fina esta so no couro ..........quando ela urina ela chora muito por arder o q devo fazer.........

    ResponderExcluir
  5. raiane...
    meu filho tambem tem no olho esquerdo,ele tem sete meses...

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um granuloma piogenico ulcerado no couro cabeludo o que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive, mas tenho certeza de que piorou depois de um corte de cabelo que cortou um.

    ResponderExcluir