sábado, 18 de julho de 2009

Granuloma anular

O que é?
Doença inflamatória, de causa desconhecida, que leva à degeneração do tecido colágeno. Acredita-se que pode ser devida a uma reação imune do organismo a diversos agentes.
É mais frequente em crianças e mulheres jovens e pode estar relacionada ao diabetes, principalmente no caso de lesões disseminadas.
Manifestações clínicas
O granuloma anular é caracterizado por lesões elevadas, da cor da pele ou levemente rosadas que vão aumentando de tamanho e ganhando aspecto em anel, daí o nome anular. Estes anéis podem ser pequenos ou chegar a vários centímetros de tamanho, e as lesões podem ser únicas ou múltiplas.
Nem sempre o aspecto é em anel, as lesões podem aparecer como pequenos pontos elevados. Em alguns casos elas se disseminam por todo o corpo. As localizações mais frequentes são o dorso das mãos e dos pés, mas pode atingir qualquer região.
É raro ocorrerem sintomas associados, podendo haver prurido (coceira) discreto. O diagnóstico pode ser confirmado pela biópsia. Um fenômeno interessante é que a lesão biopsiada pode sofrer regressão espontânea após o procedimento.
Tratamento
O granuloma anular pode regredir espontaneamente em alguns meses a dois anos ou mais, dependendo da extensão do quadro. O tratamento é feito com corticosteróides intra-lesionais ou aplicados sobre a lesão, com ou sem oclusão e deve ser determinado pelo médico dermatologista. Em casos mais extensos, medicações por via oral podem ser necessárias.
Baseado na regressão espontânea após a biópsia, a realização de puncturas nas lesões também pode levar ao seu desaparecimento, assim como a crioterapia com nitrogênio líquido.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se o Granuloma Anular é contagioso, pois minha filha de 3 anos está com esse problema e gostaria muito de saber se essa tem alguma forma de contagio?
    Origada.

    ResponderExcluir
  2. fiz esterectomia total e apos sessenta dias fazendo revisão o medico disse que estou com granuloma de fio.quero saber o que é isto?

    ResponderExcluir