sábado, 18 de julho de 2009

Condiloma acuminado ou verruga genital ("crista de galo")

O que é?
É um tipo de verruga que ocorre nas mucosas da região genital ou anal, provocada pelo papilomavírus humano (HPV). São auto-inoculáveis, podendo se disseminar através do contato das lesões com áreas não atingidas, e transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Afeta principalmente as pessoas adultas, sendo o ato sexual a forma mais comum de contágio. Quando acomete crianças, deve-se levar em consideração a hipótese de abuso sexual.
Manifestações clínicas
O condiloma acuminado é caracterizado por lesões vegetantes (com aspecto de "couve-flor"), róseas ou esbranquiçadas, úmidas e mais macias que as verrugas comuns.
O tamanho pode variar desde pequenos pontos, algumas vezes imperceptíveis, isolados ou agrupados, até a lesões de grandes dimensões, podendo chegar ao condiloma gigante de Buschke-Lowenstein, decorrente do crescimento exagerado das lesões, que forma massa tumoral de grande tamanho e pode evoluir para um carcinoma verrucoso (câncer) no pênis.
Nas mulheres, as lesões provocadas por alguns tipos de HPV podem favorecer o surgimento do câncer de colo do útero.
Quando os condilomas ocorrem fora das mucosas, na pele do genitais ou regiões perigenitais e perianais, formam lesões elevadas, da cor da pele ou mais escuras, semelhantes às verrugas virais que acometem a pele de outras áreas do corpo.
Tratamento
O tratamento das verrugas genitais consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos, pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas) ou pela criocirurgia (destruição das lesões pelo nitrogênio líquido).
Substâncias de uso tópico, como a podofilotoxina e o imiquimod (imunomodulador de uso tópico), também demonstraram eficácia no tratamento. Quando as lesões ocorrem em grande número, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo ajude a combater as lesões.

5 comentários:

  1. OBRIGADA POR NOS INFORMAR A POPULAÇÃO PRECISA FICAR ATENTA O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO E QUE FORMOS AO MEDICO IREMOS FICAR MAIS APARTE DO Q ACONTECE COM O NOSOO ORGANISMO....
    OBS: FABIOLA MINHA QUERIDA LEVANTE AS MÃOS PRO CEU E AGRADEÇA A DEUS POR VC Ñ TER NADA E SE TIVER REZE MUITO MINHA FLOR ISSO Ñ E NENHUMA BRINCADEIRA SE VC Ñ SE INTERESSA PELO SAITE POR Q TA COMENTANDO TE DESEJO TUDO DE BOM !!!


    ADOREI O SAITE O BIGADA POR ME INFORMAR .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ola tenho algumas bolinhas na vaginna e no anus bem pequenas parece umas verruguinhas..mais sao pocas sera q pode ser crista de galo?

    ResponderExcluir
  4. e aqui amigo quem ta em tratamento se fizer sexo com camisinha com a pessoa contaminada ou ate mesmo fazer sexo com as maos só pode atrapalhar o tratamento

    ResponderExcluir